O que é CAC? Qual a sua importância? Como calcular?

Tempo de leitura: 5 minutos

Compreender o que é CAC pode ser fundamental para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa. Afinal, a aquisição de clientes está diretamente relacionada à saúde financeira do negócio.

Sendo assim, reunimos todas as informações essenciais para que você consiga entender o que é CAC, bem como calculá-lo. Continue a leitura para conhecer esse KPI indispensável!

O que é CAC?

CAC é o acrônimo para Custo de Aquisição de Clientes, indicador que mede o investimento necessário para conquistar um consumidor. É uma métrica muito utilizada pelos departamentos de marketing e vendas, porque possuem funções direcionadas à aquisição de clientes.

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A conquista de novos consumidores é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Contudo, há grandes chances da gestão se tornar insustentável caso o custo de aquisição seja muito alto. Isso pode até mesmo causar uma falência.

Por isso, o acompanhamento dessa métrica pode ser decisivo para a saúde da sua organização. Fazer isso não é nada difícil hoje em dia. Com a disponibilidade de diversas ferramentas, é possível ter acesso até mesmo a relatórios automatizados.

Essas tecnologias também permitem a construção de um funil de vendas bem estruturado, que promove uma captação de dados assertiva. Dessa forma, é possível identificar o CAC da sua empresa com mais facilidade e agilidade.

É importante destacar que compreender o que é CAC pode ser fundamental para colocar seu negócio no caminho do sucesso, mas isso não é garantido, ok?

Inúmeros outros indicadores precisam ser acompanhados com regularidade. Além disso, apenas analisar esses dados não é suficiente, deve-se implementar as melhorias reveladas por essas informações.

Conheça seis estratégias para otimizar processos no episódio a seguir do podcast Business Break, da CAE Treinamentos:

Como calcular o CAC?

Agora que você já sabe o que é CAC, vamos aprender a como calculá-lo! Inicialmente, é preciso de três informações:

  • o intervalo de tempo que será considerado (dia, semana, mês, etc.);
  • os custos direcionados à aquisição de clientes (geralmente, são despesas dos setores de marketing e vendas);
  • número de clientes conquistados no período determinado.

Em seguida, divide-se a soma dos custos pela quantidade de consumidores conquistados. A fórmula fica assim:

custos de vendas e marketing ÷ novos clientes = CAC

Para ficar mais claro, peguemos o exemplo de uma empresa que investiu um total de 10 mil reais para aquisição durante 6 meses. Nesse período, ela conquistou 500 clientes. Logo, o cálculo é este:

10.000 ÷ 500 = 20 reais

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Portanto, o negócio teve um CAC de vinte reais. Em outras palavras, ela pagou vinte reais por cada cliente ao decorrer desses seis meses. Agora ficou mais claro o que é CAC e como calculá-lo, não é mesmo?

Leia também: Saiba o que é pagamento recorrente e veja formas de cobrar

Como descobrir o valor de um cliente?

Qualquer empresa precisa de lucro para sobreviver. Para isso, o CAC precisa ser menor que o valor que o cliente gasta com a empresa. Logo, as perguntas básicas são as seguintes:

  • Quanto um cliente costuma gastar, em média?
  • Quanto tempo o cliente se mantém comprando da sua empresa?

O valor que o cliente gasta durante todo seu relacionamento com um negócio é chamado de Lifetime Value (LTV).

Quando uma companhia precisa de investidores externos, o LTV é um indicador que mostra a capacidade de gerar lucro, desde que seja maior que o CAC!

Para calcular o LTV, deve-se identificar alguns outros KPIs:

  • ticket médio (TM): é o valor médio que os clientes gastam ao realizar uma compra com a sua empresa;
  • taxa de retorno (TR): número de vezes que os consumidores voltam a comprar em um determinado período de tempo;
  • tempo médio de relacionamento (T): média de tempo em que um cliente se mantém fazendo compras regulares.

Após reunir esses dados, basta organizá-los na seguinte fórmula:

TM × TR × T = LTV

Para facilitar a compreensão, vamos ao exemplo de um negócio que possui estes indicadores:

  • TM: R$ 30,00
  • TR: 10 vezes por mês
  • T: 2 anos (24 meses)

O resultado do cálculo seria o seguinte:

30 × 10 × 24 = 7.200 reais

Ou seja, os clientes gastam um total de 7.200 reais durante todo o período de relacionamento com essa empresa.

Parece ser um valor ótimo, não é mesmo? Mas esse número pode enganar. Só é possível descobrir o real desempenho ao compará-lo com o CAC.

Para um bom resultado, o LTV precisa ser superior ao CAC. A margem precisa ser equilibrada. Muito acima pode indicar que o investimento em aquisição precisa ser otimizado. Muito abaixo pode significar que as estratégias de aquisição não estão sendo eficientes ou que os investimentos estão sendo utilizados de maneira equivocada.

Gostou de entender o que é CAC?

A partir da leitura deste texto, você pôde entender todos os detalhes mais relevantes sobre o que é CAC. Portanto, mais um passo foi dado em direção ao desenvolvimento das suas habilidades sobre gestão empresarial e financeira.

No entanto, há diversos outros conceitos que devem ser estudados para adquirir o domínio dessas habilidades, como estes cinco pontos-chave:

Como ser um bom gestor financeiro

A questão é: onde estudar? Simples, aqui no blog da NFE.io há diversos artigos que podem lhe ajudar! Separamos uma lista de leituras recomendadas, veja:

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