Nota Fiscal Eletrônica, gestão empresarial e meios de pagamento – Blog Nfe.io
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O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e porque conhecê-lo pode trazer lucro para seu negócio

Saber o que é o Custo de Aquisição de clientes (CAC) é fundamental para diversos negócios, especialmente aqueles que trabalham com receitas recorrentes. o CAC é uma das métricas mais importantes para o marketing e vendas. Veja como calculá-lo e como reduzir seus custos de aquisição de clientes.

Gabriel MarquezGabriel Marquez

Muitos empresários não associam diretamente o Marketing à lógica e racionalidade dos números e resultados financeiros, pensando em “sacadas de marketing” em vez de focar seus esforços em conhecer seus clientes e oferecer o que desejam da melhor forma possível.

Nesse contexto, entender e saber interpretar o que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma valiosa contribuição para empresas de todos os segmentos de mercado que querem satisfazer seus clientes com o menor custo possível.

Nesta postagem, você vai entender o que é Custo de Aquisição de Clientes e como usar em seu negócio.

Veja também: Saiba o que é pagamento recorrente e veja formas de cobrar

O que é Custo de Aquisição (CAC)

Sempre existiu uma resistência do departamento financeiro em relação a área de marketing exatamente porque não se conseguia enxergar o Custo de Aquisição de Clientes nas ações de comunicação e marketing.

Customer Acquision Cost (CAC) ou Custo de Aquisição (CAC) é a prova mensurável – por meio de métricas para a área financeira – do quanto o Marketing gasta para conquistar um cliente.

Hoje, com ajuda de ferramentas de marketing digital, por exemplo, é possível indicar o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa, até efetuar uma compra, é o chamado funil ou pipeline de vendas.

Um funil de vendas bem planejado consegue rastrear processos para campanhas de forma mais econômica, captando uma infinidade de informações, para que se possa definir exatamente o que é Custo de Aquisição de Clientes na sua empresa e o que são outras despesas.

Essa métrica tem valor em empresas com forte atuação na internet, como as que comercializam SaaS (Softwares acessados pela nuvem como serviços e pagos por assinatura mensal), mas é fundamental para qualquer tipo de negócio.

Entender o que é Custo de Aquisição facilita, mas não garante o sucesso de uma empresa.

Vamos entender como se faz isso?

Os cálculos do Custo de Aquisição de Clientes

Agora que você sabe o que é Custo de Aquisição de Clientes, vamos aos cálculos!

Você deve pensar em três fatores importantes:

  1. Estabelecer um período
  2. Saber qual seria o custo de um cliente
  3. Quantos clientes foram conquistados

A partir dessas informações:

Divide-se a soma de tudo o que foi investido na conquista de clientes pelo número de clientes conquistados em determinado período.

A fórmula é:

Custos de vendas e marketing / novos clientes = CAC

Exemplo, uma empresa que gastou 10.000 para conquistar 500 clientes em 6 meses:

10.000 / 20 = 500

Seu CAC fois de R$ 500,00 no semestre.

Ficou claro o que é Custo de Aquisição de Clientes?

O cálculo é simples, mas é preciso conhecer bem a área de marketing e vendas e saber exatamente o custo de cada serviço, nada poderá ficar de fora.

Lembre-se o que é Custo de Aquisição de Clientes e que ele está relacionado diretamente ao trabalho da empresa e todos os seus custos para conquistar novos clientes.

Áreas administrativas ou de desenvolvimento de produtos, não estão envolvidas diretamente.

É um erro incluí-las no CAC.

Para entender o que é Custo de Aquisição de Clientes, é preciso entender quais são os reais gastos de marketing e vendas.

Exemplos de gastos com Marketing e Vendas:

  • Salários e Comissões de vendedores
  • Anúncios
  • Pesquisas de marketing
  • Operacionais: ligações telefônicas, verbas de representação gasolina, etc.
  • Pacotes de serviços como: softwares, ferramentas de disparo
  • Assessoria de Imprensa
  • Eventos
  • Materiais impressos
  • Brindes
  • Promoção no ponto de vendas

E muitos outros.

Importância de saber o que é Custo de Aquisição de Clientes para uma empresa

Qualquer empresa precisa de lucro para sobreviver e o investimento com o CAC precisa ser menor do que o valor que o cliente gasta com a empresa.

As perguntas básicas são:

  • Quanto um cliente costuma gastar, em média?
  • Quanto tempo o cliente se mantém comprando da sua empresa?

Esse valor que o cliente gasta durante todo seu relacionamento com um negócio é chamado de Lifetime Value, (LTV) ou o valor vitalício de um cliente.

Quando um negócio precisa de investidores externos, no caso das startups, por exemplo, o LTV é um indicador importante de sua capacidade de gerar lucro, desde que seja maior que o CAC!

Saiba mais: O que é Lifetime Value e sua importância na gestão empresarial

Como descobrir o valor de um cliente?

Siga alguns passos:

1- Identificar qual é o ticket médio (TM) das compras de cada um de seus clientes

Uma empresa possui consumidores de baixo, médio e alto poder de compra. O valor médio seria a média de gastos de seu cliente.

2- Verificar quantas vezes os clientes voltam a comprar, ou taxa de retorno (TR)

E o tempo que o cliente leva para voltar a compra de sua empresa.

3- Descobrir qual o tempo médio de relacionamento de um cliente com sua empresa (T)

Um cliente pode mudar de cidade, passar a preferir a concorrência ou mesmo falecer.

Você precisa ter dados que mostrem por quanto tempo, em média, um cliente se mantém fiel ao seu negócio;

4- Aplique a fórmula:

LTV = TM x TR x T

Exemplo de um restaurante self-service em área a alta concentração comercial:

TM = R$ 30,00

TR = 10 vezes por mês

T = 2 anos (24 meses)

LTV = 30 x 10 x 24 = 7.200

O Lifetime Value de seus clientes é de R$ 7.200,00

O valor que o seu cliente gasta é superior ao seu investimento?

Se a resposta for positiva o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) está sendo pago, mas lembre-se que a empresa tem outras despesas que também precisam ser cobertas.

O que é o Custo de Aquisição de sucesso?

É aquele que consegue com pouco investimento obter altos índices de retorno de seus clientes.

Para isso, é preciso fazer um excelente planejamento de marketing e manter um controle rígido das verbas de marketing.

O que é o Custo de Aquisição (CAC) ficou claro para você? Então trate de fazer logo esses cálculos e tomar as medidas necessárias para que ele seja o mais baixo possível!

Quanto sua empresa fatura mensalmente?

Essa informação fundamental pode ser obtida através do NFe.io e seu painel de controle.

Além de emitir notas fiscais e calcular impostos automaticamente, o NFe.io também fornce informações sobre empresas, permite cancelar notas fiscais, gera os arquivos XML e HTML e, de quebra, ainda dá desconto no certificado digital.

Saiba mais: Gerenciador de nota fiscal eletrônica: conheça o NFe.io

Empreendedor e Fundador da NFe.io e outras startups. Focado em ajudar empreendedores a escalar seus negócios. Interessado? Marque um papo!
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