O que é Lifetime Value e sua importância na gestão empresarial

Tempo de leitura: 5 minutos

Entender o que é Lifetime Value é bem mais fácil do que parece.

Pense assim: imagine que você vai fazer uma aplicação em um banco que funciona da seguinte maneira: você deposita R$ 20.000,00 reais no ato e todo mês você receberia R$ 1.000,00, durante 2 anos.

Você, no total, receberia de volta, nesses 2 anos, R$ 24.000,00.

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Você investiu R$ 1.000,00, mesmo descontando uma taxa de inflação, vamos dizer, de 5,5% ao ano, esse negócio seria lucrativo.

Mas como fazer o mesmo tipo de conta em relação ao seu cliente?

Quanto um cliente vale para o seu negócio durante todo seu relacionamento com ele? E para que serve saber isso?

É exatamente isso que vamos aprender agora: o que é Lifetime Value, o chamado LTV, e para que serve medi-lo em seu negócio.

Saiba mais: Descubra a eficiência de sua empresa com as métricas SaaS

O que é Lifetime Value?

Para entender o que é Lifetime Value, basta tentar descobrir quanto de receitas um cliente geraria para sua empresa durante todo seu relacionamento com ele.

E isso pode ser simples.

Vamos imaginar que, em vez de uma aplicação financeira, aquele cálculo que fizemos acima se referisse a um cliente específico de seu negócio.

Digamos que ele frequentou sua loja (virtual ou física) por 2 anos, antes de se mudar para outra cidade ou deixar de usar seu site por algum outro motivo.

Nesse período, ele gastou, em média, R$ 1.000,00 por mês.

Ora, sem considerar a inflação, o valor deste cliente para o seu negócio foi de R$ 24.000,00, exatamente como na comparação com a aplicação financeira.

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Da mesma forma que você pode calcular o Lifetime Value de um cliente individual, você também pode calcular o Lifetime Value de seus clientes em geral.

Assim, você saberá quanto sua empresa receberá de um cliente, em média, depois de ser conquistado, até deixar de fazer negócios com você.

Assim, ficará fácil de definir o quanto vale investir para conquistar um novo cliente.

Este tipo de métrica é muito importante para empresas que trabalham com assinaturas, como revistas e clubes, ou as empresas que comercializam os chamados SaaS, softwares vendidos mediante assinatura mensal e que você usa acessando pela nuvem.

Agora que você já sabe o que é Lifetime Value, é preciso aprender a calcular este índice para seus clientes como um todo, e não somente em relação a um cliente individual.

Vamos lá?

Veja também: 6 dicas para aprender como vender software pela internet

Calculando o Lifetime Value

Para saber qual é o Lifetime Value dos clientes de sua empresa, você precisará calcular primeiro outros dois índices:

  • Ticket Médio
  • Tempo de Retenção de Clientes

O Ticket Médio é o valor médio que seus clientes gastam em uma compra. Mas, neste caso, precisamos calcular o valor gasto durante um mês.

Vamos imaginar que se trate de um SaaS é sua taxa mensal é de R$ 200,00, em média, dado que há planos de valores variados, mas, em média, os clientes pagam isso por mês.

Pronto, já temos o Ticket Médio.

Agora vem um cálculo um pouco mais complicado, o Tempo de Retenção de Clientes.

Vamos levar em conta um período de um ano. É preciso saber, primeiramente, quantos clientes cancelaram o serviço nesses 12 meses. Vamos dizer que foram 50.

Mas destes 50 cancelamentos, por quanto tempo cada cliente se manteve fiel a empresa, isto é: quantos meses demoraram para cancelar o serviço?

Digamos que ocorreu o seguinte:

8 clientes cancelaram a assinatura em 8 meses, 15 em 10 meses, 20 em 12 meses e 6 em 3 meses.

O que você tem que fazer agora é multiplicar o número de clientes pelo número de meses que se mantiveram fiéis, individualmente em cada grupo, somar tudo e depois dividir pelo número de cancelamentos totais.

É mais fácil olhar a equação abaixo para entender:

(8 x 8) + (15 x 10) + (20 x 12) + (6 x 3) / 50

64 + 150 + 240 + 18 = 472

472 / 50 = 9,44

Arredondando, seu Tempo de Retenção de Clientes é de 9,5 meses, confere?

Bom, o que é o Lifetime Value, a partir destes dois índices que calculamos?

É o Ticket Médio que seus clientes gastam todo mês, multiplicado pelo Tempo de Retenção de Clientes, veja:

Lifetime Value = Ticket Médio X Tempo de Retenção de Clientes

Lifetime Value = 200 x 9,5 = R$ 1.900,00

Sabendo qual a sua lucratividade em relação a esses valores recebidos de seus clientes, você saberá quanto vale a pena investir para conquistar um novo cliente.

Entendeu agora o que é Lifetime Value?

Veja Mais: Você sabe como criar um clube de assinaturas?

Calcular o quanto você pode ganhar ao conquistar um cliente, você já apreendeu, mas como gerenciar a emissão das notas fiscais, provenientes destes pagamentos?

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Saiba mais: Gerenciador de nota fiscal eletrônica: conheça o NFE.io


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